Seguidores

terça-feira, 21 de junho de 2011

Profeta Zacarias

Zacarias foi o profeta mais messiânico e escatológico dos profetas menores e é rival até mesmo da Isaías, entre os grandes profetas. Pra se ter uma idéia há profecias messiânicas mais neste livro, do que nos outros profetas menores se unidos todos eles. Vemos isso evidente nos capítulos 1.7 – 6.8, com visões noturnas que trazem uma descrição marcante sobre o futuro Messias.

O livro de Zacarias é uma composição de duas seções, formato comum entre os livros antigos, podendo ser escritas pelo mesmo autor ou não. Podendo circular separadamente. Alguns acreditam piamente que a primeira seção é escritura genuína de Zacarias, mas acredita que já a segunda, seja um tipo de compilação de artigos, a maioria deles escatológicas.

A data da segunda parte é posterior, pelo menos no período de dominância rega, após 350 a.C, acredita-se que a segunda parte do livro tenha sido escrita tão tarde quanto isso, como determinado pela presença da referencia á Grécia em Zacarias 9.13. Seja como for tem um valor bem relevante, e este é considerado o livro mais messiânico e mais escatológico do Antigo Testamento, contendo quatorze capítulos e duzentos e onze versículos.

Cenário Histórico

O profeta Zacarias era um contemporâneo mais jovem que Ageu, e os dois trabalharam na mesma época e no mesmo local: Jerusalém por volta de 520 a.C, como visto anteriormente. Os livros dos dois eram chamados de “livros companheiros” já que eles se uniram no mesmo propósito, o de corrigir os problemas espirituais dos exilados que retornaram a Jerusalém após o cativeiro.
Ao que tudo indica, Ageu morreu e assim Zacarias deu continuidade aos trabalhos de Ageu, os quais eles já tinham compartilhado enquanto estavam juntos.

Caráter do Profeta

O significado do seu nome é “Jeová lembra” e era um nome popular no Antigo Testamento, encontramos em média cerca de 30 pessoas com este mesmo nome. Ele era neto de Ido, líder de uma família de sacerdotes, e filho de Berequias. (Zc 1.1), nasceu na Babilônia, pertencia á tribo de Levi (que se tornou uma casta de profetas), e assim foi sacerdote e profeta (Nee 12. 1.4.7.10.12,16). Também foi contemporâneo de Zorobabel, governador da Jerusalém renovada e de Josué o sumo sacerdote (Esd 5. 1-2, 3.1,4 .6, 6. 11) .

Zacarias foi um entusiasta, que antecipou a revolução mundial na qual a nação hebraica viria á liderança e se tornaria Líder das nações. Era sacerdote e profeta e via o mundo com esses dois olhos, e cria que as nações abraçariam a fé hebraica e judaica, isto é o Yahwismo do Antigo Testamento.

Entre os oráculos e profecias há advertências drásticas aos espiritualmente preguiçosos e indiferentes quanto ao trabalho de reconstrução do templo e de Jerusalém. Ageu contribuiu com esses trabalhos e inspirou o povo a colocar as fundações do Segundo Templo, mas com sua morte o povo relaxou e então foi trabalho de Zacarias fazer com que eles andassem novamente até a sua conclusão.

Zacarias compartilhava do zelo de Ageu, e apresentava forte esperança messiânica, sua abordagem era diferente dos demais profetas, pois seu estilo literário era de visões noturnas e diálogos com Deus.

Situação Político - Religiosa

Os exilados voltaram a Jerusalém com entusiasmo, mas logo isso se acabou, o trabalho duro tinha deixado todos cansados, de forma que estavam mesmo dispostos a permitir que o templo ficasse por acabar, também haviam perdido o zelo pela renovação do seu culto á Deus na Nova Jerusalém.

O livro foi escrito para agitar o povo apático, para refutá-los por sua grande variedade de pecados e para mobilizá-los a acabar o Segundo Templo e estabelecer seu culto como a religião nacional. Suas atitudes relaxadas foram substituídas pelas prioridades espirituais, o povo precisou voltar a manter um relacionamento viável de pacto com Deus.

Conteúdo

Este livro de duas partes segue um antigo formato literário:

I Parte – Contêm profecias autênticas de Zacarias que podem ser datadas de 520 a. C e poucos anos depois que isso, consistindo nos capítulos de 1 -8 que relata as visões noturnas com alguns oráculos. Sendo inserido uma seção histórica (6. 1-8), narrando a consagração de Josué como o ramo simbólico (Messias) , 7.1 – 8.23 é outra seção histórica que contem um oráculo do profeta que examina a questão de que se deve ou não jejuar pela queda de Jerusalém em 597. A parte I está em prosa.

II Parte – Um grande discurso escatológico em poesia, que mais parece ser um sumário e comentário sobre temas proféticos, que podem ser encontrados tanto nos Profetas maiores, quanto nos menores. Sendo a parte mais messiânica, falando tanto da rejeição, quanto da aceitação do Messias pelos judeus, com a subseqüente renovação daquela nação e a restauração universal de todas as coisas ao redor de Israel, como o Líder das Nações.

Esboço do Livro

Parte I
Introdução: o Chamado ao arrependimento (1.1-6)
Oito visões noturnas (1.7-17 -6.8)
a. Os cavalos (1.7-17)
b. Os quatro chifres e os quatro ferreiros (1.18-21)
c. Jerusalém é medida (2.1-5)
d. O sumo sacerdote acusado por Satanás é justificado por Deus (3.1-10)
e. O castiçal de ouro e as sete lâmpadas (4. 1-14)
f. O rolo voador (5. 1-4)
g. A mulher e a efa (5.5-11)
h. Os quatro carros (6.1-8)
Duas seções históricas:
1. A consagração de Josué, um tipo de Messias (6.1-8)
2. Um oráculo sobre se a queda de Jerusalém deve ser lembrada com jejum (7.1-8,23)

Parte II
Dois oráculos (mensagens pesadas -9.1 – 14.21)
1. O primeiro advento do Messias: Sua rejeição ( 9.1 – 11.17)
2. O segundo advento do Messias: Seu triunfo (12.1 -14.21)
Através do ofício do Messias, haverá restauração generalizada de todas as nações sob a liderança de Israel. Os propósitos universais de Deus serão alcançados.

Um comentário:

  1. é irmã, é preciso Deus fazer o sobrenatural na nossas vidas, para podemos crê, apezar que na Biblia diz que Deus não divide sua gloria com ninguem,mas Deus é misericordio e se levanta do seu trono, pelo um escolhido seu.Oque tenho pra te falar minha , que não deixe as criticas de abater,as pedras servem de muro pra te proteger contra os inimigo, da pra perceber, pelos teus testemunho que sua vida não foi facil,mas Deus já tinha um plano traçado em sua vida, por isso vai adiante, Deus esta na frente... abraçosssss seja sempre humilde e pura de coração, pq somente essa receita entrara no ceu 'aleluia oh gloria Deus" apaz do Senhor.

    ResponderExcluir